O homem e a natureza necessitam de interação e harmonia para manterem-se saudáveis. A nossa homeostase¹ depende de alimentos saudáveis criteriosamente divididos em proteínas, gorduras, carboidratos, micronutrientes, vitaminas e em especial, água, já que 50% ou mais de nosso peso corporal é composto por líquidos.
Um mínimo de 4 e máximo de 6 refeições balanceadas, incluindo-se constantemente os vegetais - frutas, verduras e legumes, associados a ingestão hídrica diária em torno de 2 litros, nos parece bastante adequado.
As carnes magras como o frango, e os peixes como o salmão, reforçados por pequenas porções de carboidratos (arroz, feijão e massas) e regados com um bom azeite extra-virgem, assemelham-se às refeições do mediterrâneo, saudáveis e longevas.
Refeições realizadas em ambientes alegres, relaxados e em boa companhia, com tempo suficiente para confraternização, bem mastigadas e digeridas assemelham-se aos hábitos franceses, conhecidos pela maestria com que interagem com os alimentos.
Evite o fumo, beba com elegância, se exercite e sorria. Se você gostar de você despertará a admiração de seus amigos com gestos simples, como adquirir hábitos salutares ao alimentar-se bem, exercitar-se e divertir-se.
" Por mais raro que seja, ou mais antigo,
Só um vinho é deveras excelente
Aquele que tu bebes, docemente,
Com teu mais velho e silencioso amigo"
Mario Quintana
1) Homeostase: processo através do qual um organismo mantém as condições internas constantes necessárias para a vida.
Fonte: http://www.prolive.com.br - Drº José Galvão- Alves