Gastroenterite - Causas, Sintomas, Tratamento e Prevenção

O que é?A gastroenterite é uma inflamação da mucosa do estômago e dos intestinos, que provoca anorexia, náuseas, vômitos, diarréia e desconforto abdominal.
Causa
Na maioria dos casos de gastroenterites são causadas por micróbios, geralmente de origem viral ( rotavírus , adenovírus , calicivírus , astrovírus ) e, menos freqüentemente bactérias tipo ( Salmonella e outras bactérias, tais como certos tipos de Escherichia coli , Yersinia enterocolitica , Campylobacter jeunj , Shigella ).
As infecções bacterianas são mais comuns no verão e são muitas vezes devido a uma intoxicação alimentar (ingestão de alimentos ou bebidas contaminados por micróbios).
A gastroenterite viral, especialmente o rotavírus , são mais freqüentes no inverno, é muito contagiosa e pode causar epidemias reais (escolas, famílias, bairros: crianças em idade escolar, por exemplo, pode infectar outros membros da família, que transmitem a doença a vizinhos e assim por diante).
Outras causas de gastrenterite incluem: intoxicação alimentar (por exemplo, os cogumelos comestíveis), alergias alergias / alimentos, flora intestinal alterada (por exemplo, antibióticos, mudanças drásticas na dieta, doença).
Sintomas
Os sintomas típicos de gastroenterite são diarréia (especialmente macia ou fezes líquidas) e vômitos acompanhados de dores e cólicas abdominais, febre, perda de apetite, dor de cabeça e fraqueza extrema. Gastroenterite bacteriana em que você pode ter a presença de muco e / ou sangue nas fezes.
Gastroenterite aguda em geral, não graves, dura 3-5 dias, mesmo se os problemas "menores" (perda de apetite, dor abdominal e alterações de) pode durar mais tempo (até 10 dias).
EnvioA principal via de transmissão de gastroenterite é a via fecal-oral : os vírus são frequentemente transmitidas as mãos sujas. A infecção pode ocorrer através do contato próximo com uma pessoa contaminada, compartilhando comida, bebida ou utensílios, através de gotículas de saliva através da tosse ou espirros, ou através da ingestão de alimentos contaminados ou beber.
Pessoas que não têm mais sintomas ainda podem ser contagioso, porque o vírus pode ser encontrada em suas fezes por até duas semanas após a recuperação. Além disso, algumas pessoas podem se infectar sem apresentar sintomas, aumentando o risco de contágio.
Risco de gastroenterite
Os ataques repetidos de diarréia ou vômito, pode causar a perda de quantidades significativas de líquidos e sais minerais, levando à desidratação que pode levar, em casos graves, choque.
O perigo é maior para crianças com menos de 18 meses, os idosos e pessoas com sistema imunológico fraco. É muito importante reconhecer a presença de desidratação, os sintomas são: sede excessiva, língua e boca seca, pouca urina ou urina amarelo escuro, fraqueza severa ou letargia, tontura, fontanela deprimida em crianças e olhos encovados.
Tratamento
Você normalmente não recorrer ao uso de drogas para controlar o vômito e diarréia, a menos que sejam receitados pelo seu médico. Náuseas e vômitos são os mecanismos de defesa através do qual o organismo tenta expulsar os " agressores ".
O uso de medicamentos antidiarréicos e / ou antiemético, resultaria em uma maior permanência dos microrganismos patogénicos no organismo e, portanto, uma maior duração da doença. Na gastroenterite bacteriana, o uso de antibióticos, alterando a flora intestinal, pode piorar a diarréia.
A terapêutica básica é representada por reidratação oral, ou seja, a re-introdução de líquidos e sais minerais perdidos. Para fazer isso você usa a solução de reidratação adequada pode ser comprado em farmácias. A solução deve ser administrada em pequenas quantidades, mas freqüentemente. Em casos mais leves pode ser suficiente para consumo de bebidas como o chá de camomila com limão e açúcar, de preferência em temperatura ambiente.
Poder
Dicas úteis para aliviar os sintomas são:
  • Chupar pedaços de gelo se o vômito ainda é um problema;
  • Lático tomar para restaurar a flora intestinal;
  • Gradualmente reintroduzir o alimento, a partir da mais digerível e contribuir para a formação de fezes sólidas, caldo de carne, batata, arroz, carnes magras, maçãs e bananas;
  • Evite: laticínios, alimentos ricos em gordura e açúcares simples, álcool, cafeína, sucos de frutas (que podem agravar a diarréia).
Prevenção
A gastroenterite viral pode ser evitado seguindo as mais básicas de higiene: lavar as mãos após usar o banheiro ou após trocar fraldas e, de qualquer forma, sempre antes de comer, não comer ou beber, que podem ter sido contaminados, desinfetar superfícies as roupas contaminadas e lavar a 60 ° C a partir de fezes contaminadas ou vômito, ensinam as crianças a não colocar objetos na boca.

Fonte: parafarmaciacortonese.blogspot.com

3 comentários:

  1. Acho que seria interessante alertar para o facto de a desidratação nas crianças (mesmo com mais de 18 meses) ocorrer muito depressa. É preciso ensinar aos pais a distinguir quando a criança já entrou no vomito repetido, em que já nem suporta 5ml de liquido no estômago. Nesse caso é necessário ir para o hospital mais próximo para poder restabelecer o equilíbrio dos electrólitos e hidratação à criança o mais rapidamente possível, por via intra-venosa. Assim consegue-se administrar o antiemetico e o soro para evitar o choque na criança. Os sinais mais evidentes são a criança prostrada, olhos encovados, choro sem lagrima, língua pastosa, branca e seca, Ausência de urina, desespero por agua e tez da face amarelada/acizentada. É preciso actuar depressa e nao arriscar ficando com as crianças em casa, pois quando esta nesta fase (que ocorrer muito depressa) já é quase impossível hidratar a criança sem ser por via inta-venosa.
    Muita saúde para todos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Raquel pelas observações.

    ResponderExcluir
  3. Os sintomas são péssimos! Estou com os sintomas atualmente e não desejo isso nem para a pior pessoa do mundo! As dores abdominais são quase insuportáveis e o enjoô é constante. Pior quando os dois vêm juntos! Tudo que você come, após um tempinho, volta a dor...muito ruim mesmo! Até febre eu tive. Acordava de 2 em 2 horas com dores abdominais. Terrível mesmo!

    ResponderExcluir