Mitos e Verdades em Saúde - 3

Pão integral tem menos calorias que o pão branco?
Mito. Possui as mesmas calorias e às vezes até mais. Mas mesmo assim, são mais vantajosos por apresentarem vitaminas, minerais e fibras.

O leite de soja pode substituir o de vaca?
Sim. O leite de vaca possui mais cálcio e o encontrado na soja não é tão biodisponível. Mas, isso não é preocupante, pois a indústria alimentícia adiciona cálcio aos leites de soja como suplementação.

O consumo de café pode causar hipertensão?
Mito. A cafeína tem um efeito simpatomimético, porém não se tem observado nenhuma modificação da pressão arterial, mesmo naqueles indivíduos que consomem quantidades maiores de café.

Jantar muito tarde provocará um sono agitado?
Pode acontecer. Se a refeição for muito grande e rica em gorduras pode levar mais tempo para ser digerida, ocasionando desconforto gástrico e sensação de estômago pesado, que acaba incomodando. Já refeições mais leves não apresentam problema.

Comer rápido demais engorda?
Mito. A velocidade da ingestão dos alimentos não determina engordar ou não. O que acontece é a pessoa ingerir alimentos tão rapidamente e não ficar satisfeita e acabar consumindo mais sem perceber.

Arroz e feijão fazem bem para os dentes?
Quando o arroz e o feijão são preparados com água tratada com flúor, os grãos acabam absorvendo o elemento químico e desta forma protegem a saúde bucal.

Comer manga com leite faz mal?
Mito. Essa crença surgiu a partir da escravidão. Os senhores de engenho inventaram o mito para impedir que seus escravos não consumissem as mangas da propriedade nem tomassem o seu leite.

Chocolate amargo é um alimento afrodisíaco?
Não. Mas pode levar esta dominação por estimular a sensação de bem estar e disposição nas pessoas devido à presença de aminoácidos como serotonina e fenilalanina, que estimulam áreas do cérebro.

Chocolate faz bem para a saúde?
Sim, pois possui substâncias antioxidantes (catequinas e polifenóis), que ajudam a prevenir doenças e o envelhecimento. Mas o consumo deve ser restrito, por ser um alimento altamente calórico, composto por carboidratos, gorduras e uma pequena quantidade de proteínas. Apresenta um tipo especial de gordura, o ácido esteárico que, ao contrário da maioria das gorduras saturadas, não eleva o colesterol.

Espinafre ajuda a aumentar os músculos?
Mito. É uma verdura que tem alto valor nutritivo. Possui minerais como Ferro, Cálcio e Fósforo e vitaminas A e do Complexo B. É importante para a formação de sangue, formação dos ossos e dentes, construção muscular, coagulação do sangue, conserva a saúde da pele, auxilia no crescimento e evita infecções.

Cenoura faz bem para a visão? E para a pele?
Sim, pois é rica em beta-caroteno, substância de coloração alaranjada que se acumula nos tecidos e protege a pele contra os raios solares. É um antioxidante, previne o câncer de pele. E o beta-caroteno no nosso corpo se converte em vitamina A que é fundamental para a saúde da visão.

É verdade que não se deve comer frutas com o estômago cheio?
Depende da fruta. Algumas realmente não são indicadas porque podem ocasionar desconforto gástrico. Mas outras são interessantes, como o abacaxi e o mamão, que contribuem na digestão das proteínas.

Suco de beterraba ajuda a controlar o colesterol?
Mito. É um alimento nutritivo, mas não possui essa eficácia.

Tomate ajuda a prevenir o câncer de próstata?
Estudos compravam que sim, devido à presença de uma substância chamada de licopeno.

Margarina é mais saudável que manteiga?
Depende. Se a margarina não contiver gordura trans em sua composição ela se torna mais benéfica do que a manteiga. Caso contrario, é melhor optar pela manteiga. Portanto, deve-se observar o rótulo.

Consumir menos sal ajuda a emagrecer?
Não. Mas o excesso de sódio e o consumo baixo de água podem reter líquidos no corpo. A pessoa fica inchada.

Existem alguns alimentos que têm gordura zero?
Sim. Alimentos industrializados light ou diet que indicam no rótulo a isenção da gordura através de processamentos. E alimentos naturais como verduras, vegetais, açúcar, batata, mel e entre outros.

Se a pessoa tiver um ferimento e comer camarão, esse ferimento pode inflamar?
Mito. Só se a pessoa já apresentar alergia ao camarão.

Pessoas com tendência para engordar nunca serão magras?
Mito. Com uma alimentação balanceada e atividade física, qualquer pessoa pode emagrecer e manter-se magra.

A dieta da proteína é eficiente?
Algumas pessoas perdem peso cortando carboidratos. Porém, essa dieta não pode ser seguida por muito tempo, para não sobrecarregar os rins. Além disso, nosso organismo precisa de todos os nutrientes, incluindo os carboidratos.

Fonte: http://www.sonutricao.com.br/conteudo/mitoverdade/


Nenhum comentário:

Postar um comentário