Dores fortes no abdômen podem indicar cálculo biliar

Quando existe um cálculo biliar (um "ataque da vesícula"), a dor pode ser muito forte e dura alguns segundos ou minutos, e repetem com freqüência durante horas ou dias. Calafrios e febre podem acompanhar o ataque. Os sintomas, geralmente, ocorrem após a pessoa ter comido alimentos fritos ou gordurosos.
Cálculos biliares podem se formar na vesícula biliar ou (mais raramente) nos dutos biliares do fígado. Eles podem se formar na vesícula como resultado de infecção ou inflamação da parede do órgão.
Ocorrem com mais frequência em mulheres do que homens, principalmente em mulheres que ficaram grávidas mais de uma vez. Também ocorrem em mulheres obesas, com mais intensidade após os 40 anos. Nos Estados Unidos, cerca de 10 a 20% da população tem cálculos biliares.
Pessoas com diabetes, enxaquecas, câncer da vesícula biliar, cirrose e pancreatite são mais susceptíveis de ter cálculos biliares.
Cálculos são formados a partir da bile, um fluído marrom produzido pelo fígado. Colesterol (uma proteína do sangue) se combina com a bílis para formar pedras. Mas eles não se parecem com "pedras" comuns. Considerando que pedras nos rins são nítidas e cristalinas, cálculos biliares são lisos, macios e gelatinosos. Parece com uma densa gordura. Muitas vezes, pessoas com cálculo biliar não têm sintomas.
Mas, quando o bloco sai do fígado ou vesícula biliar, produz náuseas, vômitos e dor, como descrito acima.
Tratamentos
• Para aliviar a dor, faça uma fomentação quente durante 15 minutos na área da vesícula biliar, seguido por uma fricção com gelo. Repita este processo 3 vezes. Isto irá reduzir o inchaço, a inflamação e a dor.
• Se você puder evitar, não opere sua vesícula biliar. O que geralmente é feito é a retirada da sua vesícula biliar, e você realmente precisa dela.
• Estudos recentes da Universidade de Pittsburg descobriram que remover a vesícula biliar (colecistectomia) dobrou o risco de cancro do cólon.
Prevenção
É um fato interessante que as pessoas que não comem carne, lacticínios ou ovos, raramente têm ataques da vesícula. É a gordura animal que tende a formá-los.
Beber água ajuda a prevenir a formação do cálculo biliar. Foi descoberto que as pessoas com cálculos biliares bebem pouca água.
Beber um copo de água faz com que a vesícula biliar se esvazie cerca de 10 a 20 minutos depois. Esta é uma forma a manter a vesícula biliar limpa e em bom estado, isto é, se você não comer qualquer gorduras de origem animal.
A falta de exercício físico aumenta a probabilidade de formação de cálculos biliares. Com o exercício, o colesterol é excretado mais rapidamente pelo fígado e bexiga. A verdade é que tudo funciona melhor quando você se exercita regularmente.
• Não coma demasiadamente. Isto é muito importante.
• Não coma alimentos processados, fritos, açúcar, pimenta, ou lanches rápidos (junk foods).
• Não use álcool, cafeína ou tabaco.
• Mantenha o seu peso baixo. Mulheres com sobrepeso com mais de 40 anos que tiveram filhos foram as que mais tiveram cálculos biliares.
• Contraceptivos orais (e outros medicamentos contendo estrogênios) aumentam a saturação do colesterol biliar.
• Comer ovos aumenta a probabilidade de formação de pedra. Uma dieta pobre em vitamina C também faz isso.
• Comer muito carboidrato refinado aumenta a formação de pedra. A não inclusão de suficiente fibra na dieta também.
• Tomar 2 colheres de mesa de lecitina a cada dia resulta em um concentração aumentada de fosfolipídio na bílis. Isto ajuda a reduzir e dispersar cálculos biliares.
• Proteína animal na dieta aumenta a formação de pedra; proteína vegetal tende a reduzir o tamanho das pedras.
Fonte: Parana Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário