Manometria Esofágica





manometria esofagica



A Manometria Esofágica (ou Esofagomanometria) é um exame diagnóstico que objetiva estudar o funcionamento de todo o esôfago, por meio de medições de pressões, que formam gráficos, através dos quais é possível avaliar a extensão do órgão, a presença e efetividade de seus movimentos peristálticos, além da localização, extensão, pressão de repouso, relaxamento e coordenação de seus esfíncteres. 
As informações fornecidas por este exame são de grande valia nos casos gastroenterológicos propriamente ditos (clínicos e aqueles que visam tratamento cirúrgico), bem como nas manifestações esofágicas de patologias neurológicas centrais (derrames cerebrais, doença de Parkinson...), sistêmicas (diabetes...), colagenoses (esclerose sistêmica, lupus...), e até cardiológicas, onde distúrbios da contração esofágica podem simular angina ou infarto miocárdico.
A esofagomanometria também é indicada para os pacientes que serão submetidos a pHmetria esofágica prolongada, pois é a esofagomanometria que determina com precisão o lugar exato onde deve ser colocado o cateter da pHmetria.
A duração da esofagomanometria é o tempo de uma consulta médica. Como não há sedação, assim que termina o exame o paciente pode se alimentar, dirigir, trabalhar. 

Fonte: www.mdsaolucas.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário