Mitos e Verdades em Saúde - 4

Alimentos fritos em óleo vegetal são ricos em colesterol?
O óleo vegetal não possui colesterol. Mas quando aquecido em altas temperaturas para fritar algum alimento, produz o tipo de gordura chamada de "Trans". E em restaurantes comerciais, que reaproveitam o óleo da fritadeira, esta quantidade de "Trans" duplica a cada fritada. Essa gordura é responsável por aumentar os níveis do colesterol-LDL (mau) e triglicerídios no sangue e diminuir o colesterol-HDL (bom).

Laxantes e diuréticos emagrecem?
Não. Os diuréticos promovem perda de água corporal e com isso, consequentemente a perda de peso, mas não alteram a quantidade de gordura do organismo. Os laxantes provocam maior transito intestinal, podendo aumentar a perda de água e também, não contribuindo para redução da gordura corporal.

A água é a melhor bebida para reposição da perda de líquidos pelo suor?
Depende. Até uma hora de exercício prolongado sim, mas ao passar disso já se torna necessário a presença de carboidratos e sódio nesta bebida para aumentar a absorção da água pelo intestino.

Transpirar durante a atividade física significa queimar gordura?
A transpiração é a quantidade de água necessária para umedecer a superfície epidérmica e imediatamente provocar um efeito refrescante durante a atividade física. Promove apenas a perda de água pela transpiração, não possuindo efeito algum sobre a diminuição do conteúdo de gordura corporal.

Praticar atividade física em jejum emagrece?
Não, pois o processo de queima de gorduras, responsável pelo emagrecimento, é dependente da disponibilidade dos carboidratos, os quais estão diminuídos em situação de jejum, fazendo que seja utilizado proteínas (músculos) para a manutenção da atividade.

É importante beber líquidos durante a prática esportiva (treinos e jogos)?
Sim, a hidratação durante a atividade é essencial, pois ocorre perda de água pela transpiração; além disso o sinal de sede é tardio, ou seja, ocorre apenas quando o indivíduo já se encontra desidratado.

Comer banana evita cãibra?
A cãibra é um espasmo ou contração involuntária dos músculos. A sua causa é uma hiperexcitação dos nervos que estimulam os músculos, que normalmente é causada por: atividade física rigorosa, desidratação, alterações hidroeletrolíticas (depleção de cálcio, sódio, potássio e magnésio), gravidez (normalmente secundário a magnésio baixo), alterações metabólicas como diabetes, hipotireoidismo, alcoolismo e hipoglicemia, doenças neurológicas com Parkinson, doenças do neurônio motor e doenças primárias dos músculos (miopatias), longos períodos de inatividade (sentado em posição inadequada), insuficiência renal, anemia e deficiência de vitamina B1, B5 e B6.
Então, podemos perceber que não é apenas a banana (rica em potássio) que resolve o problema. O ideal é manter uma hidratação adequada (beber líquidos antes, durante e depois da sessão de exercícios), realizar uma reposição nutricional adequada (particularmente para o sódio), alongar os músculos antes e no término do exercício.

Soja protege contra o câncer de mama?
Ainda há estudos sobre isso. Não existe nada comprovado. Substâncias presentes na soja (isoflavonas) parecem proteger contra os tumores de mama. Mas os estudos ainda são restritos. O que se sabe é que as mulheres que consomem soja com maior frequência possuem menores riscos de desenvolverem problemas cardíacos, devido à redução hormonal que ocorre na menopausa.

Comer carboidratos à noite engorda?
Depende. Se a quantidade de carboidratos na refeição noturna ultrapassar a necessidade do organismo, engorda. Os carboidratos devem corresponder a 50% do valor calórico total consumido em um dia. Ou seja, se o seu consumo de carboidratos for bem distribuído ao longo do dia, o consumo à noite não engorda!

Cerveja aumenta a barriga?
Depende de cada pessoa, se possui tendência em acumular gordura na região abdominal ou não (genética). Geralmente, a barriga está acompanhada com o aumento de peso, causado pela ingestão de calorias superiores às necessidades diárias individuais de cada organismo. Não é a cerveja que vai determinar se a pessoa terá barriga ou não, e sim todo o conjunto da alimentação.

Queijo branco é mais saudável que requeijão?
Sim, pois apresentam menos gordura saturada que os requeijões. A gordura saturada contribui para o aumento do colesterol total e da LDL (colesterol ruim). As melhores opções de queijos brancos são: cottage, minas frescal e ricota.

Beber água em jejum emagrece?
Mito. O que emagrece é o balanço energético negativo. Isso significa ingerir quantidades menores de calorias em relação à necessidade diária do organismo.

Suplementos alimentares causam impotência sexual?
Suplementos alimentares são vitaminas, minerais, compostos botânicos, proteínas, carboidratos ou qualquer substância dietética utilizada para complementar ou suplementar as suas necessidades nutricionais. Às vezes suplementos alimentares destinados para praticantes de atividade física de origem desconhecida, podem possuir na sua composição derivados de testosterona (anabolizantes), mas isto não é convencional. E estes anabolizantes utilizados a longo prazo podem prejudicar a função endógena de produção de testosterona em homens, levando à impotência sexual após o termino da utilização do produto. Por isso, a importância de adquirir produtos de marcas confiáveis.

Chá-verde diminui o colesterol?
Estimula o metabolismo, aumentando o gasto de energia e diminui as taxas de colesterol ruim e o envelhecimento precoce das células.

Massas engordam?
Qualquer alimento, se comermos mais do que necessitamos (em excesso), engorda. Porém, o problema é que toda vez que comemos massa, associamos algum tipo de gordura por meio dos molhos (de queijos, creme de leite, etc).

Pão torrado engorda menos que o pão em estado normal?
Não. Podem apresentar as mesmas calorias. A única diferença é que ele perde água e fica mais seco, dando a sensação de maior saciedade. Interessante para dietas de emagrecimento.

Fonte: http://www.sonutricao.com.br/conteudo/mitoverdade/
 

2 comentários:

  1. Sou um portador de hemocromatose, doença proveniente de mutação genética que faz com que meu organismo retenha o ferro no corpo. Faço tratamento regular com uma médica especialista em fígado, pois a minha doença já me custou uma cirrose de primeiro grau. Gostaria de ler alguma postagem sua a respeito dessa doença.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito importante teu site. Tenho lido tuas postagens e aprendido muito. Como blogueiro, sei que tudo o que postamos é lido mais que imaginamos, parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir