pHmetria Esofágica

phmetria esofagica
A pHmetria Esofágica de 24 horas (ou pHmetria Esofágica Prolongada) é um exame altamente sensível e específico para a detecção do refluxo ácido do estômago para o esôfago, mesmo quando ainda não há esofagite (comprometimento da mucosa esofágica) evidente à Endoscopia Digestiva.

A pHmetria consiste na colocação de um cateter no esôfago, que registra os refluxos ácidos. Através de sua conexão a um equipamento portátil de gravação (tipo um radinho, que fica à tira-colo no paciente), as informações são armazenadas. Durante as 24 horas de registro do exame, o paciente pode (e deve) alimentar-se normalmente, além de desenvolver suas atividades cotidianas. No dia seguinte, o paciente deve retornar para que lhe seja retirado o equipamento (à semelhança do "holter" cardiológico).

O cateter de pHmetria deve ser posicionado em um local preciso no esôfago, o qual é determinado pela esofagomanometria. Desta forma, a esofagomanometria é pré-requisito para a realização da pHmetria.

A hérnia de hiato é uma condição frequentemente associada à doença do refluxo gastro-esofágico, e a pHmetria é de valor tanto nos casos de tratamento clínico, onde além do diagnóstico pode informar o padrão de refluxo e, inclusive, se a medicação anti-refluxo está sendo efetiva (pHmetria em vigência de medicações bloqueadoras do ácido gástrico), como também nos casos de tratamento cirúrgico (pré e/ou pós-operatório).

Está comprovado cientificamente que o ácido gástrico refluído para o esôfago, mesmo que sem causar sintomas típicos (azia, queimação), pode, ou por estímulo nervoso, ou por aspiração de micropartículas ácidas para as vias aéreas, desencadear doenças pulmonares e otorrinolaringológicas. São os chamados sintomas atípicos da doença do refluxo gastro-esofágico. Asma surgida na fase adulta sem outros fatores precipitantes, pneumonias de repetição, laringite, rinofaringite, sinusite ou otite média são quadros que podem ter correlação com a doença do refluxo gastro-esofágico insuspeita, por esta razão chamada de silenciosa.
Fonte: www.mdsaolucas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário