Mitos e Verdades em Saúde - 5

Carne de porco engorda mais que carne bovina?
Depende do corte (parte do porco), pois cada corte apresenta quantidades de gorduras diferentes. Existem carnes mais gordas, como costelinha de porco, e mais magras, como lombo. Não temos como generalizar e dizer que carne de porco engorda menos ou mais. O modo de preparo também pode influenciar: frito, cozido, assado, com molho, sem molho e etc.

Adoçantes podem causar câncer?
São substâncias artificiais que em pesquisas nos ratos demonstraram que o uso excessivo pode estar relacionando com o surgimento de alguns tipos de câncer. Recomenda-se optar pelos adoçantes naturais como Stévia e utilizar eventualmente os artificiais.

Chocolate diet engorda menos?
Mito. Não apresentam açúcar, mas apresentam mais gordura saturada que os produtos convencionais, podendo ser mais prejudicial à saúde e conter mais calorias. Não é recomendado para dietas de emagrecimento, e sim para diabéticos.

Diminuir o número de refeições por dia emagrece?
Pelo contrário, engorda. O corpo não sabe quando novamente irá se alimentar, pois os intervalos entre uma refeição e outra são muito espaçosos, superiores a 3 horas. Isso faz com que o organismo passe a acumular energia, como fonte de reserva. Para emagrecer deve ser feito exatamente o contrário. Aumentar o fracionamento das refeições e se alimentar a cada 2-3 horas.

É verdade que não se deve tomar banho de estômago cheio?
É apenas um mito popular, sem comprovações.

É verdade que não se deve comer beterraba com feijão?
O feijão é fonte de ferro não heme, ou seja, não é tão facilmente absorvido pelo organismo. Para melhorar a sua absorção, deve ser consumido junto com alimentos fonte de vitamina C. Já a beterraba apresenta o mesmo ferro encontrado no feijão (não heme), com a dificultosa absorção. Além disso, apresenta grandes quantidades de substâncias como taninos, ácido fítico e oxalatos que são conhecidas como fatores antinutricionais, que prejudicam a absorção dos minerais. Então, caso seja consumida junto com o feijão, pode diminuir a absorção do mineral ferro da refeição. Mas nada impede que sejam consumidos juntos, este cuidado só deve ser adotado, principalmente, por pessoas que apresentem anemia. O próprio feijão já apresenta vários fatores antinutricionais, que para serem amenizados, recomenda-se deixar de molho de um dia para o outro antes do cozimento.

Comer uva com melancia faz mal?
Não faz mal. É um mito popular, não existe nada comprovado em relação a esta combinação alimentar. O que pode causar mal-estar é o excesso desses alimentos.

Não se deve comer cenoura junto com beterraba?
A cenoura e a beterraba são legumes que possuem uma maior quantidade de carboidratos. Mas isso não impossibilita o seu consumo junto, assim como o arroz e a batata (dois amidos) em uma mesma refeição. O que contribui para o aumento do peso é o excesso. Se forem consumidos moderadamente, não existem problemas.

Comer abacaxi após as refeições faz com que a gordura não seja absorvida?
Não é verdade. O abacaxi quando consumido após as refeições auxilia no processo digestivo, mas não diminui os valores calóricos e nem interfere na absorção das gorduras das refeições.

Alimentos integrais não engordam?
Os alimentos integrais possuem as mesmas ou até mais calorias que os alimentos refinados. A única diferença é que são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Saciam mais e são absorvidos pelo corpo mais lentamente, com isso dificultando que a pessoa engorde. Mas se forem consumidos em excesso, também podem elevar o peso.

Comer carboidratos engorda?
Comer carboidrato com moderação não ocasionará aumento de peso. Ele é de fundamental importância, pois é a principal fonte de energia e poupador da massa muscular. Cortar carboidratos da dieta reduz peso em curto prazo, não ocorrendo a perda de gorduras, apenas de água e músculos. E ainda por cima pode ser uma estratégia perigosa, pois o cérebro se alimenta apenas de carboidratos.

Comer ovos elevará o colesterol?
A gema do ovo é rica em colesterol, porém não é o suficiente para colocar a saúde em risco se houver moderação do consumo. Estudos demonstram que o consumo de 1 ovo por dia não elevará o colesterol e é grande fonte de nutrientes.

Comer à noite engorda?
Não é verdade. Desde que seja consumida a mesma quantidade de calorias e mantenha o mesmo número de atividades em um período de 24 horas, não importa a hora que o relógio marca. Deve-se dar preferência para alimentos integrais, pois são digeridos mais lentamente, desta forma não elevando a insulina.

Leite não deve ser consumido por adultos?
A digestão do leite é realizada pela enzima lactase. Muitos adultos apresentam dificuldade para digerir o leite e apresentam desconfortos gástricos por deixarem de produzir esta enzima. Os adultos que ficam muito tempo sem consumi-lo apresentam diminuição da lactase. Para readquirir o hábito deve-se voltar a beber o leite em pequenas quantidades, com isso reeducando o organismo a voltar a produzir a enzima.

Beber água durante as refeições engorda?
A água não engorda, pois não possui calorias. A bebida em excesso durante as refeições dilui os sucos gástricos, com isso dificultando a digestão. Também pode dilatar o estômago, aumentando a fome nas próximas refeições. Deve-se dar preferência para beber entre as refeições e beber pouco quando se come.

 
Fonte: http://www.sonutricao.com.br/conteudo/mitoverdade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário