Mitos e Verdades em Saúde - 1

Excesso de gordura saturada enfraquece o sistema imunológico?
Verdade. O corpo não consegue combater bactérias com a mesma eficácia se uma grande quantidade de gordura saturada for ingerida

Não posso comer mais de três ovos por semana?
Mito. O aumento do colesterol não está apenas relacionado aos níveis de colesterol encontrados nos alimentos (o ovo é rico em colesterol). A gordura saturada tem efeito maior em relação à produção de LDL colesterol.

Algumas pessoas nasceram para ser obesas?
Mito. O aumento do colesterol não está apenas relacionado aos níveis de colesterol encontrados nos alimentos (o ovo é rico em colesterol). A gordura saturada tem efeito maior em relação à produção de LDL colesterol.

Ter uma alimentação rica em fibras auxilia no emagrecimento?
Verdade. Alimentos ricos em fibras estimulam a mastigação, que exerce um efeito direto sobre o hipotálamo, produzindo sensação de saciedade. Além disso, as fibras retardam o esvaziamento gástrico, o que aumenta a sensação de saciedade e diminui a ingestão de outros alimentos. As fibras também auxiliam no funcionamento intestinal e podem interferir na absorção de nutrientes, especialmente gorduras e açúcares.

Fazer exercícios com agasalhos e plásticos enrolados no corpo ajuda no emagrecimento?
Mito. Causa perda exagerada de água e pode provocar desidratação durante o exercício. É importante destacar que suar não indica emagrecer, mas simplesmente perda de água pelo organismo.

O uso de microondas faz mal à saúde? Tampar alimentos diminuiria o risco?
Mito. Em primeiro lugar, se o microondas pudesse realmente vazar alguma radiação, os níveis desta liberação seriam insignificantes e não ofereceriam perigo à saúde. É o que garante o Centro Americano para Aparelhos e Saúde Radiológica, uma unidade do Food and Drug Administration (FDA), órgão que regulamenta a segurança doméstica dos aparelhos de microondas. Tampar alimentos no aparelho apenas impede de sujar as paredes do microondas. Devem-se utilizar utensílios de vidro para tampar, pois os de plásticos, quando aquecidos, liberam substâncias tóxicas e cancerígenas ao alimento.

Comer banana reduz cãibra?
Verdade. As cãibras podem ocorrer por diversos motivos, um deles é pela falta do potássio. A banana é rica em potássio e pode contribuir para o desaparecimento das cãibras

Consumir tomate ou molho de tomate pode diminuir os riscos de câncer de próstata?
Verdade. Existem diversos estudos que comprovam que o consumo de tomates ou molhos de tomate, por serem ricos em licopeno, diminuem as chances de aparecimento de câncer de próstata e outros tipos de câncer.

Abacate engorda?
Mito. O abacate, apesar de bastante calórico, se consumido na quantidade adequada, não causa ganho de peso. A gordura presente no abacate é monoinsaturada, saudável, capaz de aumentar o colesterol HDL (bom) e reduzir o colesterol LDL (ruim).

Suco de laranja com beterraba cura a anemia?
Mito. A beterraba contém uma pequena quantidade de ferro que não é bem absorvida pelo organismo, mesmo na presença do suco de laranja (rico em vitamina C) que melhora a absorção do ferro.

Limão “afina” o sangue?
Mito. O limão é um alimento fonte de vitamina C que auxilia na absorção do ferro, mineral muito importante na constituição do sangue; não existe relação entre "afinar" o sangue.

Ficar sem comer emagrece?
Mito. O jejum faz com que seu metabolismo fique mais lento, dificultando o emagrecimento.

Comer manga com leite faz mal?
Mito. Isso surgiu para evitar que os escravos roubassem leite das fazendas, já que havia muita manga disponível para eles. Não existe nenhuma comprovação científica de que estes alimentos, quando ingeridos em conjunto, façam mal à saúde.

Guardar banana na geladeira pode ser prejudicial para saúde?
Mito. A banana é uma fruta que amadurece muito rapidamente, e que pode ser conservada na geladeira para retardar esse processo num período de 3 a 5 dias.

Comer massa à noite engorda?
Mito. Qualquer alimento ingerido em quantidades acima das necessidades individuais ocasionará um aumento do tecido adiposo (gordura), armazenado para a futura utilização como fonte energética.

Temperar carne vermelha com limão diminui a gordura da carne?
Mito. O limão é riquíssimo em vitamina C e vitaminas do complexo B. Também aparecem em grande quantidade sais minerais como ferro, cálcio, silício, cobre, magnésio e iodo. Apesar de toda essa gama de nutrientes, a fruta é incapaz de diminuir a gordura existente nas carnes. O suco de limão apenas deixará a carne mais macia.

A semente do maracujá pode causar algum mal ao organismo?
Mito. Consumir sementes de maracujá ajuda a combater ou prevenir vermes e fungos, além de melhorar o trânsito intestinal devido à alta quantidade de fibras.

 
Fonte: http://www.sonutricao.com.br/conteudo/mitoverdade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário