Úlcera Péptica - Gástrica ou Duodenal

Úlceras: o estômago dá o alarme?
Você é o que come... Quantas vezes você já ouviu essa frase? Mas será que em todos os casos ela é totalmente verdadeira? A medicina, felizmente, evoluiu bastante para provar que nem sempre somos culpados por aquela dor de estômago que não nos deixa pegar no sono. Já sabe, por exemplo, que muitas úlceras são decorrentes de um quadro infeccioso que se instala no organismo, embora fatores como estresse emocional possam contribuir para o desenvolvimento da doença. Portanto, não se assuste se já estiver sentindo uma pontadinha preocupante no estômago...
Vamos conhecer a úlcera a fundo e saber como nos livrar dessa doença.

O que é a Úlcera?
Em primeiro lugar, é fundamental conhecermos muito bem nosso inimigo. A úlcera é uma lesão ou ferida profunda na mucosa que reveste o estômago e o duodeno. Comum tanto em homens como em mulheres, independentemente da faixa estária, as causas e o tratamento da doença sempre foram grandes desafios para a medicina. 

O que são Úlceras Pépticas?
São úlceras que atingem o estômago (úlcera gástrica) e o duodeno (úlcera duodenal).

Como é a progressão das Úlceras?
Começa-se como uma inflamação na mucosa do estômago, à qual se segue uma erosão e, por fim, a úlcera. Esta pode progredir, em casos mais graves, para uma úlcera perfurada, romper um vaso e provocar sangramento ou ainda, nos casos mais crônicos, cicatrizar e estreitar o final do estômago ou o duodeno.

Quais os sintomas?
Tudo geralmente começa com uma dor no abdome que aparece cerca de 2 a 3 horas após as refeições. Muitas vezes, a pessoa acorda com a mesma dor durante a noite, toma um copo de leite ou come alguma coisa e a dor passa. Isso é bem sugestivo de úlcera duodenal. Mas os sintomas não param por aí. Há queixas como náuseas, vômitos, perda de apetite, sensação de estômago cheio ou empachamento e, em casos mais graves, sangramento e hemorragia que podem acarretar anemia. Nos casos de sangramento muito intenso o sangue vivo pode ser visto no vômito ou então aparecer nas fezes negras.

Quais as Principais Causas?
Descobriu-se que uma bactéria chamada de H. pylori é a grande responsável pela causa das úlceras. Além dela, fatores como o fumo, o estresse e medicamentos antiinflamatórios não hormonais contribuem para o aumento excessivo do ácido clorídrico no estômago, o que também pode causar a doença. 

Quais as conseqüências de Úlceras não Tratadas?
Podem progredir para úlcera perfurada, o que permite a passagem do conteúdo gastroduodenal para a cavidade abdominal, causando dor intensa e endurecimento da barriga. Esses casos são de indicação cirúrgica.

Como saber se você tem Úlcera?
O exame mais solicitado pelo médico é a endoscopia, na qual um tubo pequeno com uma câmera na ponta é inserido na boca do paciente e conduzido até o estômago. Através desse exame, pode-se visualizar o problema e também colher amostras do tecido estomacal para análise mais detalhada.

Como tratar?
Inúmeras pesquisas fizeram com que o tratamento sofresse grande impulso nos últimos anos, descobrindo-se vários medicamentos novos, cada vez mais eficazes. O tratamento normalmente efetuado consiste em medicamentos que inibem a hiperacidez do estômago e antibióticos.

Dietas: Quando é necessário fazer?
Atualmente, os médicos fazem poucas restrições alimentares aos pacientes. Afinal, já existem alguns medicamentos antiulcerosos capazes de reduzir a acidez gástrica. No entanto algumas substâncias, como cigarros, bebidas alcoólicas e excesso de condimentos, devem ser evitadas, pois podem causar dor. Medicamentos como os antiinflamatórios são contra-indicados pois além de causarem sintomas podem, por si só, provocar o aparecimento de úlceras no estômago e no duodeno.

Fonte: www.astrazeneca.com.br

Um comentário:

  1. Muito obrigada pelas informações!!O meu esposo estava sentindo muitas dores, foi ao médico e fez o exame de endoscopia, o resultado e ele tinha a bactéria chamada de H. pylori, esta fazendo o tratamento. Um bom dia

    ResponderExcluir