Hepatite A



Definição
A hepatite A é uma doença inflamatória aguda do fígado, causada pelo vírus da hepatite A (HVA), geralmente de curso benigno.
A transmissão é fecal-oral, ocorre, principalmente, por alimentos mal-preparados ou água contaminada por fezes contendo o vírus, típico de áreas menos desenvolvidas, com más condições de higiene e falta de saneamento básico, que inclui a maior parte do Brasil. Pode ocorrer em surtos epidêmicos (geralmente causados por água contaminada). Predomina na população infantil, porém pode ser adquirida em qualquer idade. Normalmente não cronifica, mas pode apresentar casos arrastados. A forma fulminante é muito rara e aumenta seus casos com o aumento da idade.
Mais de 40% dos casos de hepatite são causados pelo HAV e estima-se que, no Brasil, cerca de 75% da população adulta já teve contato com o vírus. Os anticorpos são protetores para toda vida.

Patogenia
O vírus é ingerido com os alimentos ou a água, infecta as células do intestino, atinge a corrente sanguínea e segue para as células do fígado.
Tanto os danos provocados pelo vírus, como a defesa do hospedeiro é destrutiva para as células infectadas.

Sinais e sintomas
Cerca de metade dos infectados serão assintomáticos, especialmente crianças. Nos adultos a doença é mais sintomática, pode se prolongar e tem risco muito maior de agravar. Os sintomas iniciais são variáveis e surgem geralmente de forma abrupta. Pode ocorrer mal estar generalizado, dores no corpo e na parte direita superior do abdome, cefaléia, cansaço fácil, falta de apetite, náuseas, diarréia e febre. Uma parte dos doentes desenvolve icterícia (pele e mucosa amarelada), seguida de coceira pelo corpo, urina cor de coca-cola e fezes esbranquiçadas.

Evolução
Geralmente tem curso benigno, com melhora dos sintomas em 2 a 3 semanas, sendo que a resolução total e cura ocorrem em torno de 2 meses, com cura total, sem seqüelas e imunizado contra futuras exposições ao vírus. Contudo, em menos de 1% dos casos, os sintomas são mais graves e rápidos, evoluindo para a forrma de hepatite fulminante. Nela ocorre icterícia mais intensa e alteração das funções mentais, seguida de morte em 80% dos casos. Ao contrário da hepatite B ou C, não há casos de doença crónica.

Diagnóstico e tratamento
A suspeita é feita pelas queixas do paciente, somado com o exame clínico e o diagnóstico é comprovado pelo exame de sangue que detecta alterações de enzimas hepáticas e anticorpos da fase aguda da doença.
Não existe tratamento específico para hepatite A, podem ser usados medicamentos para os sintomas como enjoos, dores pelo corpo e febre. Não necessita repouso absoluto, nem restrições alimentares, devendo ser abolido apenas o consumo de álcool até, pelo menos, três meses depois que as enzimas hepáticas voltarem ao normal.
Em casos em que o paciente não consegue manter uma ingesta mínima de água e alimentos, necessita de hidratação intravenosa.
Já os casos de hepatite fulminante, o transplante hepático pode ser a única forma de tratamento.

Profilaxia
Pessoas que vivem na mesma casa que o paciente infectado e que não apresentam sintomas podem receber imunoglobulina (vacina com anticorpos) para proteger-se contra a infecção.
A vacina para Hepatite A pode ser tomada por todas crianças a partir de 1 ano de idade, porém não é disponibilizada gratuitamente pelo governo. Pessoas que viajam para áreas onde a Hepatite A é muito freqüente, como o norte do Brasil e países tropicais subdesenvolvidos, crianças e adultos que frequentam creches, asilos ou prisões, homossexuais, usuários de drogas, pacientes com doença hepática crônica, AIDS ou doenças da coagulação também devem ser vacinados, assim como profissionais da área de saúde e trabalhadores de indústria alimentícia.
Além disso, é importante utilizar água tratada ou fervida na alimentação, lavar as mãos antes das refeições e respeitar medidas de saneamento básico.

Fonte: Camila Andrade

Retratação da Internet
Em casos de doença séria ou emergência médica procure assistência imediatamente. As informações fornecidas nestewebsite, tem por objetivo, apenas fornecer informações gerais para leitura. Ele NÃO substitue o exame, diagnóstico e atendimento médico provido por um profissional qualificado. Nenhum conteúdo deste site pode ser utilizado para diagnóstico ou tratamento de um problema de saúde.
Para considerações médicas, incluindo decisões sobre medicações e outros tratamentos, você deve realizar uma consulta com o profissional de saúde qualificado. As informações de saúde ou qualquer resposta interativa originária deste site não podem ser interpretadas como informações de um profissional médico. Você deve buscar dados em outros sites, principalmente os veinculados a sociedades e entidades médicas para confirmar as informações que disponilizamos neste site.
Se você desconfia que está com qualquer problema de saúde, por favor entre em contato com um médico ou hospital, imediatamente, para correta avaliação

Nenhum comentário:

Postar um comentário