Prevenindo Doenças do Aparelho Digestivo

A boa saúde do seu aparelho digestivo, depende, essencialmente, do seu estilo de vida. Além dos "lanches de rua", aos quais comumente se associam problemas de digestão, e das "bactérias", responsáveis pelas chamadas "intoxicações alimentares", há sérios fatores de risco que devem ser levados em conta, pois podem causar permanentes danos gastrointestinais. Entre eles os mais sérios são: álcool, fumo, obesidade e estresse.





Fumo - Os males causados pelo hábito de fumar são geralmente associados a câncer de pulmvão, enfisema e doenças cardíacas entretanto, atingem seriamente o aparelho digestivo, pois em cada tragada, o fumante aspira 400 toxinas e 43 carcinogênicos . Entre os danos causados pelo cigarro contam-se:



  • Redução do peristaltismo - movimento dos músculos do esôfago que empurram o alimento para baixo.
  • Diminuição da secreção de ácido clorídrico pelo esôfago.
  • Redução da produção de enzimas pancreaticas.
  • Comprometimento das funções do fígado.
  • Azia e úlcera péptica.
  • Câncer digestivo.


Álcool - O consumo excessivo de bebidas alcóolicas prejudica o funcionamento normal do fígado, pois provoca o acúmulo de toxinas. Embora algumas doenças desapareçam quando se pára de beber, como a gastrite, por exemplo, outras, como a cirrose hepática, causada por anos de vício, são permanentes. Além disso, a combinação de álcool e fumo é preocupante, pois a dupla pode provocar tumores malignos.





Obesidade - A obesidade está-se tornando um problema de saúde pública nos países desenvolvidos. A medicina tem voltado sua atenção para o sobrepeso, provocado pelo consumo exagerado de carboidratos e gorduras ligado à vida sedentária, pois o obeso, geralmente, tem taxas elevadas de colesterol e triglicérides, que podem provocar pressão alta, derrame e ataque cardíaco. A pessoa é considerada gorda se estiver pesando de 10 a 20% acima da média para sua altura e obesa, se estiver com mais de 20% acima dessa média. Certos tipos de Câncer, além de diabetes e doenças da vesícula biliar estão associados ao excesso de peso. Apesar da infinidade de dietas e regimes divulgados pela mídia, as pessoas ainda não se deram conta dos riscos que correm, se não se propuserem a mudar seus hábitos de vida, com reeducação alimentar e atividade física.


Estresse - O estresse é uma resposta do corpo a um aumento de tensão. Várias funções do organismo podem ser alteradas diante de situações difíceis, entre elas, as do aparelho digestivo. Podem ser sintomas de estresse:
  • Perda de apetite
  • Dor de estômago
  • Diarréia
Algumas doenças como gastrite, úlcera péptica e cólon irritável são comumente causadas pelo estresse.

Prevenção
Como os alimentos que consumimos não são absorvidos diretamente, por serem elementos complexos, dependendo de um processo que os transforme em componentes simples, é fundamental preservar o bom funcionamento de nosso aparelho digestivo, prestando atenção à quantidade e à qualidade do que comemos. Fibras, gorduras leves e laticínios ajudam a prevenir doenças gastro-intestinais.


Quanto ao exercício físicos, são muitos os seus benefícios
  • Combatem a obesidade
  • Reduzem o estresse
  • Fazem baixar as taxas de LDL (mau colesterol) e triglicérides
  • Fazem aumentar o HDL (bom colesterol) e a insulina
  • Melhoram o transporte de oxigênio pelo corpo
Alimentação adequada e exercícios físicos são as melhores formas de garantir a saúde gastro-intestinal.


Editora responsável: Dra. Elisabete Almeida

Um comentário:

  1. preciosas sua postagem, pois traz informações que pode mudar a vida de muitas pessoas para uma vida com mais saúde. Uma boa noite

    ResponderExcluir