Gases Intestinais - Flatos

Dicas de bem-estar para quem já está cheio desse assunto!
Gases intestinais: um problema que vem do berço!
" Meu bebê chora demais, será cólica?"
  •  O choro é o comportamento pré- verbalização que mais chama a atenção dos pais.
  • As mães têm, geralmente, uma acurada capacidade de percepção do choro, permitindo reconhecer seu padrão em diferentes circunstâncias como: fome,dor, frio,calor e principalemente cólicas.
  • As cólicas do lactente são frequentes nos três primeiros meses de vida, caracterizadas por ataques de irritabilidade, agitação e/ou choro, geralmente aparecem ao anoitecer e sem causa identificável.
  • A cólica é uma condição transitória, entretanto, além de estresse pode alterar de modo significativo a dinâmica familiar, como horários  para dormir e acordar e também filhos que separam os pais da cama de casal.
  •  Com o passar do tempo, observou-se que o leite da vaca fermenta mais que o leite materno. O ideal é prolongar ao máximo o aleitamento materno.
  • A imaturidade imunológica do sistema digestivo aos agentes alergênicos. O principal é leite de vaca, seguido por alimentos e medicamentos com corantes e outras substâncias químicas.
Por Dr. Tadeu Fernando Fernandes- Mestre em Pediatria membro titular da Sociedade Brasileira de Pediatria- Presidente Fundador da Sociedade de Pediatria de São Paulo- Regional Campinas- Diretor Médico da Multiclínicas Campos Elíseos. " Internacional Member of the American Academy of Pediatrics".

Não existe mágica para acabar com as cólicas e gases do bebê. Vamos dar algumas dicas e truques para você.
  • Calma, muita calma. A ansiedade materna é apontada como um dos principais fatores de perpetuação das cólicas.
  • Um ambiente tranquilo e uma música suave irão tranquilizar mãe e filho.
  • Um banho morno descontrai.
  • Compressas mornas na barriga com toalha felpude passada a ferro, na posição deitada de bruços, têm efeito analgésico (teste antes o calor em sua face).
  • Massagens na barriguinha do bebê sempre no sentido horário, mobilizam os gases. Use um creme ou óleo hidratante infantil para deslizar melhor a mão.
  • Ginastica, como "pedalar no ar", ou "imitar um sapinho pulando" ajudam a eliminar os gases.
  • Cuidados com a Alimentação! Quando amamentados ao seio materno, a "pega" da areola mamária deve ser completa. Aqueles que fazem uso de mamadeira devem utilizar um bico adequado ao seu tipo de sucção e a posição horizontal é proibida, porque a deglutição de ar junto com o leite irá agravar a flatulência.
  • Após as mamadas os bebês devem ser colocados na posição vertical junto ao ombro materno, dando-se leves palmadas nas costas para promover a eliminação dos gases do estômago, ato conhecido como arroto.
  • Evite a automedicação, conte sempre com seu pediatra, somente ele poderá recomendar um medicamento antigases com baixo risco de efeitos adversos e isento de corantes alergênicos.
 Os adultos também não estão livre dos gases, mas bem que gostariam.
Gases intestinais distendem o abdômen e provocam dor. Também causam flatulência, o que pode ser muito constrangedor no convívio social. E, ainda por cima, interferem na sulhuetam porque o seu acúmulo faz o abdômen parecer bem maior do que realmente é.
Mas ninguém vive livre de gases. O que você precisa fazer é entender melhor o problema, e procurar diminuí-lo o quanto for possível.
O que provoca os gases? De onde vêm? Para onde vão?
Os gases intestinais vêm basicamente de duas formas. Uma parte é "engolida" do ambiente pela boca, principalmente ao mascar chicletes, tomar bebidas com gás ou muito quentes, ou no caso de pessoas que falam muito. A outra parte é produzida pelo próprio organismo, como parte natural do processo de digestão. Esses gases aparecem na fermentação de carboidratos que não foram digeridos no estômago e chegam ao intestino, pela ação das bactérias que residem alí. Diariamente uma pessoa normal produz em torno de 3 litros de gases, que são expelidos ao longo do dia mais ou menos 20 vezes.
É comum ter gases na gestação? E após partos e cirurgias?
Durante a gravidez, devido a um hormônio chamado progesterona, o intestino diminui a sua motilidade e isso pode fazer com que os gases se acumulem, causando desconforto. O manual de orientação de Drogas na Gravidez da FEBRASGO*, afirma que o mais popular dos antigases, a dimeticona, é compatível coma  gravidez e amamentação. Após o parto e outras cirurgias, pode ocorrer também um acúmulo de gases muito indesejável, pois geralmente vem acompanhado da dor própria do pós-operatório.
Para os gases não virarem rotina você precisa mudar de hábitos. Veja quais.
  • Controle as leguminosas. Feijão, soja, ervilha e lentilha costumam fermentar no intestino. Mas nãs as elimine totalmente, porque são alimentos muito nutritivos.
  • Faça as refeições com tranquilidade. Não fale muito para não engolir ar.
  • Preste atenção no que causa gases em você. Alguns alimentos, se consumidos em excesso, podem causar gases, tais como: batata doce, aipo, rabanete, cebola, beringela, germe de trigo, repolho, brócolis, couve-flor, leite, pães e massas.
  • Conte sempre com seu médico.
Por Dr. Fernando A. Togni- Ginecologista, obstetra e ultra-sonografista.
Universidade Federal de São Paulo-Escola Paulista de Medicina (UNIFESP- EPM)
Referências:
* Drogas na gravidez, manual de orientação/ editores Luiz Kulay Júnior, Antônio José Lapa- São Paulo: Ponto, 2003.p.65-66.

Um comentário:

  1. Olá Dr. Nemer!
    Gostei muito de seu blog. Pode esclarecer algumas dúvidas que venhamos a ter, nesta sua especialidade.
    Queria lhe sugerir falar sôbre o mal que esta moda de comer sementinhas pode causar( por ex. para quem tem diverticulite e não sabe).
    Só fiquei sabendo que eu tinha isto, depois que fiz o exame com o médico que operou o cancer de minha mãe.Pão de linhaça, é um bom alimento para quem tem diverticulite?
    Abraço, Vera.

    ResponderExcluir