Azia


O que é?
A pirose (azia) é um sintoma que muitos definem como doença. É, na maioria dos casos, uma sensação de queimação causada por processo irritativo ou inflamatório do esôfago, em conseqüência das agressões sofridas por uma alimentação inadequada.

Como acontece?
A azia típica é observada devido ao ácido presente em condições normais no estômago que reflui para dentro do esôfago. Isto ocorre sempre quando a musculatura da junção do esôfago com o estômago não funciona adequadamente. Essa condição é descrita como o refluxo gastro-esofágico, que ocasiona vários outros sintomas, mas um dos mais importantes é a azia. Essa sensação é descrita também em patologias como a gastrite e até em doenças que afetem o duodeno, a porção do intestino que sai do estômago. É uma queixa muito comum em mulheres grávidas e há bases fisiológicas para tal que não serão discutidas neste artigo.

Como o médico diagnóstica?
O diagnóstico é clínico. Mas o médico por solicitar exames complementares como a endoscopia digestiva alta ou exames mais específicos para medir a acidez no esôfago.

Como se trata?
O tratamento pode ser medicamentoso ou não. Uma boa conversa com profissional de saúde pode render orientações valiosas que dispensem uso de medicamentos. No caso de administração de remédios são os antiácidos e medicações específicas para o controle da secreção gástrica. Uma prática muito comum entre as pessoas que sentem a azia é o uso do bicarbonato de sódio ou uso do leite. O leite, atenção, é alimento e não remédio, pois ao bloquear a acidez do estômago, acaba por induzí-lo a produzir mais ácido. O mesmo acontece com o bicarbonato.

E para prevenir?
Medidas de prevenção servem como orientações de tratamento. Perda de peso e mudança de hábitos de vida com a prática de exercícios são fundamentais para o melhor funcionamento do trato gastro-intestinal. Tabagismo e consumo de bebidas alcoolicas devem ser evitados. O hábito de alimentar e deitar logo em seguida deve ser condenado para os portadores do problema: deve-se aguardar uma ou duas horas, para permitir que estômago se esvazie e que reduza a produção de ácido. O uso de roupas apertadas também altera a pressão dentro do abdomen, faz com a acidez do estômago reflua para o esôfago, e promova a azia. A ingestação de muitos líquidos, especialmente os gasosos, durante uma refeição também é um fator causador da azia. Ingestão de alimentos gordurosos, cafeína, chocolates também tem associação com o problema e deve ser evitados.

Autores:  Agnaldo Viana Pereira Neto

Atenção! As informações desse site visam apenas ajudar na compreensão dos temas, não deve ser usado como guia para diagnóstico e tratamento nem substituir uma visita ao médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário