Intolerância a lactose: você tem mesmo?

Você acha que é intolerante à lactose, mas tem certeza disso?

Um estudo recente realizado na Espanha, com 353 pessoas, aponta que mais da metade das pessoas supostamente intolerantes à lactose (189) digeriu sem problemas uma solução do carboidrato correspondente ao contido em um litro de leite.

De acordo com a pesquisa, isto ocorre porque existe uma crença entre os pacientes com sintomas abdominais de que eles são causados pela lactose. O estudo foi publicado pela revista científica “Clinical Gastroenterology and Hepatology”.

A intolerância a lactose é uma doença caracterizada pela dificuldade na digestão da lactose, um carboidrato (glicídio) do leite. Ocorre devido a uma deficiência na produção da lactase, enzima intestinal que quebra o carboidrato em açúcares mais simples. Entre seus sintomas, estão diarreia, náuseas e cólicas.

A confusão é causada, basicamente, porque as manifestações da intolerância são muito parecidas com as de outras doenças, como a síndrome do intestino irritável, as verminoses, as colites e as intoxicações alimentares.

Há, ainda, muitos equívocos na definição de intolerância e alergia ao leite. Se a primeira é originada pela ausência de uma enzima, a segunda consiste em uma resposta do sistema imunológico à proteína do leite. Além disso, os sintomas desta são bem distintos, consistindo em urticária, febre e edema de glote.

Fonte: Carmem Moraes

Um comentário: