Cuidados com a Alimentação no Verão

Com a chegada do verão, atenção com a conservação dos alimentos deve ser redobrada, desde o momento da compra até a maneira como é armazenado em casa. O ideal é comprar sempre produtos de boa procedência, observar a data de vencimento e as características do alimento.
A deterioração de alguns alimentos, no entanto, não depende exclusivamente de sua data de validade, mas do tempo que está aberto. Uma dica  é colocar etiqueta e anotar o dia em que você abriu o produto. Além disso, a maneira como a comida é guardada na geladeira também pode prejudicar a sua qualidade. Abrir e fechar a porta a todo momento e superlotação interferem na temperatura da geladeira e na conservação. Atente ainda aos locais para guardar os alimentos. A parte superior do refrigerador deve ser reservada para leite, queijos, ovos, frios, enquanto a mais baixa é propícia para verduras e legumes.
Na hora do preparo, a higienização das mãos, com água e detergente, é fundamental para evitar contaminação dos alimentos. Cuidado também com o que dar para as crianças na praia. Para evitar contratempos, leve tudo de casa em uma bolsa térmica com gelo reciclável ou comum. E não se engane: lanches naturais vendidos são um perigo, porque levam maionese, e de natural não têm nada.
Os alimentos após o preparo devem ser servidos o mais rápido possível (no máximo 30 minutos em temperatura ambiente). O que não for consumido, deve ser transferido para recipientes plásticos com tampa, e guardados em geladeira pelo prazo máximo de 1 dia.
DICAS DE ALIMENTAÇÃO NO VERÃO
Alimentos indicados: frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes magras, queijos menos gordurosos, sobremesas à base de frutas e muitos líquidos. Faça refeições mais leves!
-Alimentos a serem evitadosalimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese). Evitar frituras e maneirar na bebidas alcoólicas. Pois no verão nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras, podendo causar desconforto e mal estar.
- Frutas e legumes como mamão, cenoura, abóbora, manga e acerola preparam a pele para um bronzeado bonito e duradouro.
- Fracione as refeições diárias (coma mais vezes, em menor quantidade).
- Se for comer um sanduíche, escolha os que são feitos com carnes magras, como peito de peru, frango e queijos magros (ricota, cottage). As carnes magras possibilitam uma digestão melhor, evitando o desconforto intestinal.
- Ingestão de líquidos devem ser freqüente (água, sucos naturais, chás e água de coco). Crianças e idosos necessitam de uma atenção especial, pois tendem a desidratar mais facilmente.
- Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são os menos calóricos. Veja a receita: Sorvete de Inhame.
- Cuidado com os alimentos feitos com leite, gordura e ovos na sua preparação. Necessitam de refrigeração adequada, pois o calor aumenta a proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar.
- Evitar alimentar em locais que não apresentam boas condições de higiene.
- Seja criterioso ao escolher locais para consumir frutos do mar e pescados. Procure saber a procedência dos alimentos.
- Não consumir de forma alguma alimentos perecíveis que ficam expostos à temperatura ambiente.

Fonte: Nicolas Gonçalves

3 comentários:

  1. Dicas muito importantes - obrigado por compartilhar essas informações com os amigos do diHITT. Grande Abraço

    ResponderExcluir
  2. Muito boas dicas sobre os cuidados com alimentação na época de verão, parabéns pelo artigo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Eu me preocupo, e cuido, da miha alimentação. Mas é algo sem exagero. Na verdade, não mudo meus maus hábitos alimentares a não ser que estejam realmente me fazendo mal.
    Entretanto, por exemplo, já não consumo tanta fritura como antigamente.

    ResponderExcluir