Hemorróidas


Definição
Eu, você, todos nós temos hemorróidas. Calma, leitor (a). Hemorróidas, ou, para ser mais exato, os plexos hemorroidários, são o conjunto de vasos que irrigam e drenam o reto e o canal anal. Chamamos a dilatação dos plexos hemorroidários de doença hemorroidária, entretanto, mesmo profissionais de saúde se referem a “hemorróidas”, e é deste modo que iremos nos referir.
De acordo com o local e o grau de evolução, as hemorróidas podem ser divididas em internas, externas ou mistas e em graus I, II, III e IV.
As hemorróidas internas são as localizadas acima da região conhecida como linha pectínea; as externas estão abaixo desta linha. As mistas localizam-se tanto acima quanto abaixo.
Quanto ao grau, as hemorróidas são divididas em:
Grau I: ocorre apenas sangramento, sem prolapso (exteriorização).
Grau II: ocorre sangramento e prolapso que reduz (volta à posição original) espontaneamente.
Grau III: ocorre sangramento e prolapso que só reduz manualmente.
Grau IV: ocorre sangramento e prolapso que não reduz.

Como acontece?
No canal anal, os vasos do plexo hemorroidário são revestidos por tecido conjuntivo. As hemorróidas ocorrem quando o tecido conjuntivo fica frágil e desloca-se para baixo, em direção ao ânus. Isto ocorre devido ao envelhecimento ou a situações de alta pressão, quando, por exemplo, a pessoa precisa fazer mais força que o habitual para defecar (ex. prisão de ventre). Este deslocamento prejudica a circulação do plexo hemorroidário afetado, o que resulta na dilatação de suas veias, formando varizes no canal anal. Com a circulação prejudicada, o tecido conjuntivo superficial torna-se frágil e inflamado, resultando em sangramento.

Sinais e sintomas
O sangramento é o principal sinal das hemorróidas. Não costuma ser volumoso, nem estar sempre presente. O sangue é vermelho vivo e costuma ser percebido no papel higiênico. Outros sinais e sintomas são o prolapso (exteriorização), dor, desconforto, tenesmo ( dor ou incômodo associado “vontade” de evacuar, sem conseguir), inflamação, irritação e sensação de que não defecou completamente.

Complicações
Como as demais doenças, as hemorróidas podem complicar, piorando o desconforto do paciente e necessitando de intervenções mais rápidas e eficazes. Isto pode ocorrer devido à associação com uma fissura anal, o surgimento de um abscesso perianal ou de uma trombose hemorroidária aguda. A trombose hemorroidária aguda ocorre quando o prolapso é “estrangulado”, causando uma forte dor e impedimento da circulação local, constituindo uma situação de urgência.

Diagnóstico
O diagnóstico é feito, inicialmente, a partir da história do paciente. Em seguida é feito o exame físico. O médico irá observar a região anal e realizar o exame de toque, que é importante para detectar lesões como tumores, por exemplo. O exame de toque deverá ser evitado quando fissuras anais ou trombose hemorroidária aguda inflamada estiverem presentes. Hemorróidas externas podem ser detectadas apenas na observação a olho nu, sem aparelhos. Hemorróidas internas são vistas com o uso do anuscópio, objeto introduzido no canal anal com a ajuda de lubrificantes anestésicos; podem ser vistas a olho nu, porém, se estiverem exteriorizadas.
Em pacientes com sangramento anal, acima de 40 anos ou fatores de risco como história familiar, o médico pode pedir exames mais invasivos, como colonoscopia ou retossigmoidoscopia. São necessários para investigar se há outras causas para o sangramento, como tumores, doenças inflamatórias intestinais ou doença diverticular.

Tratamento
Em todos os tipos e graus de hemorróida o paciente é aconselhado a aumentar a ingestão de líquidos e fibras, para que as fezes saiam com maior facilidade, evitando a dor ao evacuar. Também é aconselhado que sejam feitos banhos de assento com água morna e o papel higiênico deixe de ser utilizado na higiene.
O médico pode realizar a ligadura elástica das hemorróidas, que consiste na aplicação de um anel elástico na origem da hemorróida, que é retirada. Também pode realizar a fotocoagulação a laser ou a escleroterapia (injeção de substância necrosante na hemorróida). Todos estes procedimentos podem ser realizados a nível ambulatorial, sem necessidade de internamento.
A cirurgia para a retirada de hemorróidas –hemorroidectomia- é indicada para os pacientes que não obtiveram melhora com as mudanças alimentares e os métodos acima.

E os remédios vendidos sem receita na farmácia? É bom usar?
Pomadas, cremes e supositórios vendidos livremente nas farmácias prometem o alívio das hemorróidas. Podem até oferecer o alívio temporário, mas muitas vezes são ineficazes, podendo mesmo irritar ainda mais a região ou atrasar a procura de ajuda médica, por mascarar os sintomas iniciais.

Prevenção
A alimentação rica em fibras e água é essencial para prevenir as hemorróidas. O uso de laxantes deve ser evitado, mas, se a constipação não cede à mudança alimentar, o médico deverá ser consultado e pode prescrever um. Deve-se evitar o uso de “chás” como sene e cáscara sagrada, pois irritam o intestino e prejudicam o seu funcionamento, e óleo mineral, por prejudicar a absorção intestinal.
Vá ao banheiro sempre que tiver vontade, evite o esforço excessivo para defecar e não passe muito tempo tentando. Mude de posição se necessário: a posição agachada, com o uso de um banquinho junto ao vaso sanitário, para apoiar as pernas, facilita a evacuação.

Autores: Gisele de Sá Mascarenhas, Dr. Mateus Fiusa


Atenção! As informações desse site visam apenas ajudar na compreensão dos temas, não deve ser usado como guia para diagnóstico e tratamento nem substituir uma visita ao médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário