Comer antes de dormir faz mal?


Não, mas é preciso escolher bem o que comer antes de dormir. Durante o sono há modificações no funcionamento de vários órgãos, o nosso metabolismo fica mais lento, havendo uma redução do fluxo sanguíneo para o sistema digestivo.
O ideal é comer alimentos leves e de preferência com pouca gordura, pois a digestão da gordura é mais demorada do que as proteínas e carboidratos. E sem falar na azia que os alimentos gordurosos podem causar. Além disso, considerando que o metabolismo desacelera durante o sono, as calorias ingeridas em excesso são estocadas em nosso corpo na forma de gordura. Devemos evitar também os alimentos que caracteristicamente causam fermentação, como repolho, couve-flor, brócolis e feijão. E é muito importante que a última refeição seja até duas horas antes de ir para a cama.

Evite também as bebidas estimulantes, como o café, bebidas energéticas, guaraná e bebidas do tipo “cola”. A cafeína, por exemplo, atua sobre o sistema nervoso central aumentando a sua atividade, reduzindo o sono, e deixa a pessoa atenta e alerta. O resultado? A pessoa não consegue dormir à noite, mas no dia seguinte está sonolenta, irritada e exausta.
Evite o álcool, pois em doses moderadas, curiosamente, ele é um estimulante do sistema nervoso central. Além disso, o álcool é um inibidor do sono REM (a fase do sono com sonhos) na primeira metade da noite. Já na segunda metade da noite, devido à ação do álcool, o sono torna-se mais superficial, estando mais susceptível a interrupções. E não se esqueça que o álcool em excesso traz vários problemas de saúde, como pressão alta e aumento do risco de ter um acidente vascular cerebral (AVC), por reduzir a coagulação sanguínea. Dentre outros, o álcool pode levar à obesidade (por ser altamente calórico), levar a alterações do fígado,prejuízo das funções mentais, e até morte de neurônios do feto em uma gestação.

A quais alimentos devemos dar preferência na refeição noturna?

Comer antes de dormir faz mal?
  • As frutas são uma boa pedida, pois o açúcar das frutas, a frutose, é benéfica para uma boa noite de sono.
  • Leite e derivados (um copo de leite quente é uma excelente sugestão) contém um aminoácido essencial chamado triptofano, que é indutor do sono. Isso acontece porque o triptofano é o aminoácido que dá origem à serotonina. A serotonina é um neurotransmissor que regula o sono de ondas lentas. Ela ajuda as pessoas a terem uma noite de sono reparadora. Uma dica é adicionar ainda uma colher de mel ao copo de leite, pois sendo um carboidrato simples, ele facilita a absorção do triptofano.
  • As verduras e legumes também ajudam no sono, pois algumas verduras, como o alface, contém opiáceos naturais em pequenas quantidades, que auxiliam no sono.
  • Uma boa sugestão é ingerir, além das frutas, verduras, legumes, leite e derivados, pães ou cereais integrais, que são ricos em vitaminas e fibras. E lembre-se: esses carboidratos, na refeição noturna, devem ser consumidos em quantidades moderadas.
  • Evite queijos amarelos, pois eles possuem uma substância chamada tiramina, um radical químico derivado da amônia, que pode provocar distúrbios do sono, como pesadelos, além de poder desencadear crises de enxaqueca em pessoas que tenham enxaqueca. Ela também está presente em chocolates, carnes em conserva, salsichas, lentilha, amendoim, sementes, bebidas alcoólicas e vinagre.
  • Opte por proteínas com baixo teor de gordura, como queijos brancos, peito de peru, hambúrguer de peru, carne de soja ou peixes que possuam baixos teores de gordura, como sardinha ou atum.
E lembre que é no jantar que devemos comer menos, pois o nosso metabolismo é mais lento no período noturno. Não pule a refeição noturna, para evitar longos períodos de jejum e hipoglicemias noturnas, especialmente se você é diabético. Tenha uma refeição noturna balanceada, e não coma em excesso antes de dormir!

Fonte:  Dra. Maria Eduarda Bécho Freitas Arger

2 comentários:

  1. Muito interessante seu artigo e suas dicas, certamente quem ler vai ser de muita utilidade.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ótima reportagem!!! A quantidade de informações contida é excelente, tirando muito das dúvidas que sempre nos perseguem!

    ResponderExcluir