Mitos e Verdades em Saúde - 2



É verdade que não se deve deitar logo após uma refeição?
Mito. Deitar-se logo após uma refeição somente irá acelerar o processo de digestão, pois o organismo concentrará suas atividades no processo digestório. Essa é a razão pela qual sentimos fome quando acordamos.


Dormir pouco engorda?
Verdade. A redução de horas de sono desencadeia mecanismos que estimulam a glândula suprarrenal a produzir mais cortisol, um dos hormônios que aumentam em situações de estresse. Dessa forma, o cortisol prepara o organismo para o perigo iminente e, para tanto, ajuda a acumular gordura, em especial gordura abdominal, que é a mais maléfica para a saúde.

Carne vermelha faz mal a saúde?
Mito. A carne vermelha bovina é uma fonte importante de proteína, ferro, zinco e vitamina B12. As quantidades de ferro e vitamina B12 nela presentes nem se comparam às da carne branca. No entanto, o consumo elevado tem sido associado a um maior risco de doenças coronarianas, devido ao alto teor de gordura saturada presente no alimento. Assim, para aproveitar seus benefícios, o melhor é ingerir a carne bovina três vezes por semana e optar por carnes vermelhas mais magras, como patinho, alcatra, maminha, etc.

Banana engorda?
Mito. É rica em vitaminas e sais minerais, podendo ser usada na substituição da farinha de trigo, já que oferece a liga necessária. Quando cozida, a banana fica sem sabor, o que permite utilizá-la em massas para pães e bolos. Experimente.

Cafeína acelera o metabolismo?
Verdade. No entanto, não confie apenas nisso se o seu interesse for a perda de peso. A aceleração provocada pela cafeína é pequena e temporária. A vantagem da cafeína é que ela pode proporcionar um pique extra. Para aqueles que já estão habituados a consumi-la diariamente, não traz efeito algum.

Suco de laranja com beterraba cura a anemia?
Mito. Pode ajudar, pois a beterraba é rica em ferro não heme (de difícil absorção) e a presença da vitamina C da laranja torna esse ferro melhor disponível. Porém, é o conjunto da dieta que vai determinar a cura da anemia, não apenas o suco. Deve se dar mais importância para alimentos fonte de ferro heme (ferro disponível), como as carnes.

Dieta não reduz o número de células de gordura?
Verdade. As células de gorduras são produzidas durante a infância e adolescência, permanecendo vivas para sempre. Mesmo emagrecendo, as células apenas diminuem de tamanho, e o número continua igual. Por isso, crianças e adolescentes que foram obesos, na fase adulta apresentam maiores chances de voltarem a ganhar peso, devido ao número elevado de células existentes.

Comer assistindo TV engorda?
Verdade. A TV nos distrai e acabamos comendo mais do que seria o ideal. As refeições devem ser realizadas em lugares calmos e os alimentos devem ser mastigados lentamente, para que o cérebro acione o centro da saciedade que faz com que sua fome seja satisfeita com menos quantidade de alimento.

Tomar água quente em jejum queima a gordura?
Mito. Beber água quente em jejum não elimina a gordura. Existem alguns alimentos que são chamados de termogênicos (aceleram o metabolismo) como, por exemplo, a cafeína. Para perder peso e queimar gordura deve-se diminuir as calorias totais ingeridas durante o dia, consumir menos alimentos ricos em gorduras e praticar exercícios físicos.

Verduras congeladas perdem o seu valor nutritivo?
Verduras podem ser congeladas tranquilamente. As propriedades, vitaminas e minerais nao serão perdidos. Porém, o tempo de congelamento para produtos in natura é de 1 mês. Acima disso, os nutrientes podem ser comprometidos.

Faz mal ingerir carnes ou peixes crus durante a gravidez?
Deve ser evitado, pois a gravidez é uma situação de cuidado especial. Comidas cruas são de fácil contaminação e se não tiverem cuidados higiênicos podem desencadear doenças de origem alimentar como alergias e intoxicações.

Frutas desidratadas são tão boas quanto as frutas frescas?
Não. Pois as frutas frescas possuem maiores quantidades de vitaminas e minerais.

Alimentos crus e duros ajudam a desenvolver a musculatura da boca?
Sim. Pois, estimulam a mastigação, fortalecendo os músculos e facilitando a fala.

Crianças de qualquer idade podem comer frutos do mar?
Não. Somente a partir dos 2 anos de idade para evitar complicações como alergias e intolerâncias alimentares.

Barras de cereais fazem bem à saúde?
Sim, mas não fornecem quantidades suficientes de fibras para suprir o organismo.

É melhor comer frutas com ou sem casca?
O melhor é consumir com casca, pois ali que se encontram as maiores concentrações de fibras. Mas devem ser corretamente higienizadas devido à presença de agrotóxicos.

A alimentação pode aumentar a oleosidade da pele?
Não existe nada comprovado, mas alguns estudos mostram que alimentos com alto índice glicêmico podem elevar a oleosidade da pele e causar acne.

Beber água em excesso faz mal ao organismo?
Sim. Grandes volumes de líquidos podem levar a um desconforto gastrointestinal, que inclui vômitos. Além disso, podem ocasionar hiponatremia (baixo nível de sódio no sangue), que pode levar à morte.

O gás do refrigerante ou da água causa celulite?
Mito. O que contribui para celulite é a grande quantidade de açúcar e sódio presentes.


Fonte: http://www.sonutricao.com.br/conteudo/mitoverdade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário